DestaqueEconomiaInternacional

Vice-governadora e cônsul-geral da Alemanha debatem fortalecimento de relações comerciais e culturais 2e5t4d

A vice-governadora Marilisa Boehm tratou com o cônsul-geral da Alemanha, Marc Oliver Bogdahn, do fortalecimento das relações comerciais e culturais entre Santa Catarina e o país europeu. Durante a reunião, realizada na manhã desta quinta-feira, 3, em Florianópolis, foi evidenciado o interesse do Governo do Estado em ampliar a cooperação já existente. z716l

Esta pauta, avaliou Marilisa, é fundamental pois, desde 2016 nenhum novo acordo bilateral foi firmado entre catarinenses e alemães. “A reunião com o cônsul da Alemanha foi maravilhosa. Nós conversamos bastante e apresentamos o Estado de Santa Catarina para ele. E o nosso governador Jorginho Mello tem muito interesse em manter parcerias com outros países, principalmente com a Alemanha. Queremos continuar com essa parceria, trazendo investimentos para Santa Catarina”, comentou a vice-governadora.

Marilisa citou o empenho da istração estadual para amplificar o potencial de Santa Catarina na atração de parceiros estrangeiros. Bogdahn foi informado dos investimentos no setor educacional, com o programa Universidade Gratuita e com o CATec, para melhorar ainda mais o nível da mão de obra em Santa Catarina; e na área de segurança pública, que deram ao Estado a posição de mais seguro do Brasil.

“Falamos também do trabalho do governador Jorginho Mello para melhorar a infraestrutura em nossos aeroportos e portos, e nos investimentos na malha viária com o programa Estrada Boa, além da ampliação da rede de energia trifásica e a ligação aérea com a Europa via Portugal”, contou a vice-governadora.

O cônsul-geral alemão trabalha no consulado na capital gaúcha e explicou que, em função das cheias que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024, somente agora pôde começar a dar a atenção devida a Santa Catarina, que também é sua responsabilidade. “Sou muito grato à vice-governadora Marilisa Boehm por me receber com tanto carinho. E foi uma reunião muito, muito boa, que a gente teve para tratar de aprofundar ainda mais os vínculos já tão fortes que existem entre o lindíssimo estado de Santa Catarina e a Alemanha”, garantiu.

De acordo com ele, a intenção do seu país é estreitar mais negócios e parcerias. “Esse é o objetivo, trazer mais investidores alemães aqui no Estado, onde já existem alianças muito fortes na área científica e universitária”, relatou.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Desafio global 401y3t

Na reunião o secretário adjunto de Articulação Internacional, Emerson Pereira, destacou que a pasta tem desenvolvido parcerias com empresas do governo alemão. “Tem uma discussão na mesa agora com a G.I.Z., que é um braço de fomento da Alemanha, para desenvolvimento de projetos no exterior. Obviamente, estamos envolvendo a Invest SC, que é o nosso braço empreendedor dentro do Governo do Estado, justamente para a gente conseguir projetos principalmente no campo da transição energética. O assunto é um desafio global e a Alemanha é referência nesse aspecto. E dentro do ponto de vista estratégico, eles são hoje um dos principais países de relacionamento internacional para Santa Catarina”, afirmou.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, que também participou da conversa, considerou muito importante a visita do cônsul à vice-governadora. “Precisamos fortalecer a relação entre o Brasil, em especial Santa Catarina, com a Alemanha, pois somos parceiros de longa data. Tanto no que diz respeito às nossas tradições, da língua, da gastronomia e da cultura de um modo geral. Mas, em especial, na nossa relação comercial”, ressaltou.

Sobre esses potenciais trabalhos conjuntos, o cônsul-geral fez questão de exaltar a importância do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. “A Alemanha faz um grande lobby para que seja aprovado. A gente acha vital para o fortalecimento entre os dois blocos e o Brasil como líder”, explicou. Na opinião dele, o atual cenário da política internacional favorece a aproximação. “Eu acredito que o momento atual vai dar um impulso para a formação do bloco”.

Artigos relacionados 1b5o2s

Verifique também
Fechar
  • Photo of Flordelis e demais réus são interrogados pelo Tribunal do Júri

    Flordelis e demais réus são interrogados pelo Tribunal do Júri 3k2o3r

  • Photo of Crianças mortas em ataque a creche em SC serão enterradas lado a lado

    Crianças mortas em ataque a creche em SC serão enterradas lado a lado 4g5v10

  • Photo of Employer abre 400 vagas de trabalho temporário na região oeste de Santa Catarina

    Employer abre 400 vagas de trabalho temporário na região oeste de Santa Catarina f1t47

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3a6870

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios