Destaque

Tecnologia alavanca produtividade no Judiciário catarinense 6g5g2

O Poder Judiciário de Santa Catarina alcançou desempenho recorde nos últimos dois anos, com patamares inéditos de processos julgados e arquivados. O presidente do Tribunal de Justiça (TJ-SC), Rodrigo Collaço, ressaltou, em coletiva realizada na terça (17) na Associação Catarinense de Imprensa (ACI), que a implantação de novas tecnologias como a adoção de videoconferências em audiências e o monitoramento da produtividade das varas e câmaras em painéis de Business Intelligence tiveram papel preponderante no resultado. Também a adoção do eproc e a substituição de ferramentas, como o Sistema de Processos istrativos (SPA) pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) trouxe celeridade e segurança às demandas istrativas, economia e sustentabilidade ambiental. 3t263c

O TJ oficializou no final de novembro o contrato para a implantação do sistema de informação Enterprise Resource Planning (ERP) ou, em português, Planejamento de Recursos Corporativos. O sistema integra todos os dados e processos em uma única plataforma, permitindo melhorias nas gestões de pessoas, finanças, patrimônio, procedimentos de licitações, entre outros.

De janeiro a novembro de 2019 mais de um milhão de processos foram sentenciados e baixados (arquivados definitivamente) no 1º Grau de Jurisdição, contra 879.184 no mesmo período do ano ado. O desembargador ressaltou que o Índice de Atendimento à Demanda, que representa a razão entre o número de processos baixados pelos casos novos, apresenta uma tendência crescente. “Nos últimos dois anos tem-se um percentual maior do que 100% (112% em 2019 e 102% em 2018), o que significa dizer que o número de processos baixados foi maior do que o número de novos processos”, explicou. Com isso, a redução do acervo caiu de 3,49 milhões (2018) para 3,34 milhões (2019).

No segundo grau, o incremento até o último mês de novembro representou mais do que o dobro do realizado em 2015, por exemplo. “O ritmo de produção de juízes e desembargadores também superou a entrada de processos, apesar de a demanda crescer em níveis desafiadores”, frisou. A alta produtividade, na prática, resultou na redução do acervo de processos no segundo grau, de 106.400 (2018) para 115.184 (2019). “Por trás do aumento da produtividade, há uma série de fatores, como o aprimoramento de fluxos procedimentais, a realização de estudos aprofundados sobre aspectos sensíveis da jurisdição, o ajustamento de alguns órgãos colegiados e outros exemplos”, destacou Collaço.

O desembargador Ricardo Roesler, que assume a presidência do TJ a partir de 31 de janeiro, enalteceu as conquistas da atual gestão e reforçou a intenção de dar continuidade aos trabalhos. “É desafiador para a nossa istração dar sequência, impulso e continuar com esse trabalho. É o que nós pretendemos, com informação, integração e inovação. São três eixos que norteiam a nossa istração e que irão basear todas as nossas ações”, anunciou. (Por Andrea Leonora).

Receba Notícias no seu WhatasApp? Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E  2i1ft

 

Artigos relacionados 1b5o2s

Verifique também
Fechar
  • Photo of ‘Não escolham o lado do conforto’, diz Bolsonaro em discurso a apoiadores na Esplanada

    ‘Não escolham o lado do conforto’, diz Bolsonaro em discurso a apoiadores na Esplanada 3s5e1p

  • Photo of Segmento industrial coloca SCGÁS como a melhor prestadora de serviços públicos do estado

    Segmento industrial coloca SCGÁS como a melhor prestadora de serviços públicos do estado hr1q

  • Photo of Senado vota nesta terça MP que facilita compra de vacinas

    Senado vota nesta terça MP que facilita compra de vacinas a674v

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3a6870

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios