Destaque

STF suspende julgamento de prisão especial para curso superior 3a1l6k

Um dia após o início do julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a análise da ação que questiona a prisão especial por quem tem curso superior. O ministro Dias Toffoli pediu vista no sábado (19) e paralisou o andamento do processo. 2n221t

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

O julgamento tinha começado na última sexta (18) no plenário virtual do STF. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e a ministra Cármen Lúcia tinham votado para derrubar o direito de prisão especial, com cela solitária, para portadores de diploma de curso superior.

Em 2015, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a prisão especial para quem tem curso superior. Segundo ele, o grau de escolaridade não tem relação lógica com a distinção na forma de prisão nem com as finalidades buscadas pela Constituição.

No relatório, Moraes escreveu que o benefício é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. Segundo o ministro, a prisão especial transmite a “inaceitável mensagem” de que pessoas sem nível superior “não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado, no caso, de uma prisão especial” e contrapõe-se aos objetivos da Constituição de construir uma sociedade justa e de reduzir as desigualdades sociais.

O STF não tem prazo para retomar o julgamento. Uma nova data dependerá de quando Toffoli devolverá o pedido de vista e apresentará seu voto. Da Agência Brasil 

 

Artigos relacionados 1b5o2s

Verifique também
Fechar
  • Photo of Mercado vai valorizar mais comunicação do que capacidade técnica

    Mercado vai valorizar mais comunicação do que capacidade técnica 24p3g

  • Unochapecó doa álcool líquido 70% para secretarias de saúde da região 4i1318

  • Photo of Novo ambulatório do bairro Efapi tem melhor estrutura para atendimento

    Novo ambulatório do bairro Efapi tem melhor estrutura para atendimento 493316

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3a6870

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios