
Integrantes do Laboratório de Controle Motor (Ladecom), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tiveram artigo publicado em edição recente do Journal of Neurologic Physical Therapy, que é a revista científica com o maior índice de impacto na área da fisioterapia neurofuncional mundial. 724m
O estudo tem o título “Validity and reliability of the videoconference-based Berg Balance Scale in stroke survivors: the Tele-Berg Balance Scale” (Validade e confiabilidade da Escala de Equilíbrio de Berg baseada em videoconferência em sobreviventes de AVC: a Escala de Equilíbrio de Tele-Berg) e está com resumo disponível, em inglês, no site da revista.
Na autoria do artigo, estão as fisioterapeutas Aline Barbosa da Costa, graduada pela Udesc Cefid, e Tayara Gaspar da Silva, que fez mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT); o professor Bruno Freire, que é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH); e a professora Stella Maris Michaelsen que é doutora em Ciências Biomédicas – opção Reabilitação pela Universidade de Montreal, do Canadá, e coordena o Ladecom.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Alternativa válida de atendimento 3af1h
De acordo com as autoras, a telerreabilitação representa uma alternativa para sobreviventes de acidente vascular cerebral (AVC) que têm dificuldade de o aos serviços presenciais para receber atendimento. “Portanto, as medidas de telerreabilitação devem ser estudadas quanto à sua confiabilidade e validade.”
Para analisar a validade e a confiabilidade da avaliação da Escala de Equilíbrio de Berg baseada em videoconferência (Tele-Berg), o estudo da Udesc Cefid avaliou 31 sobreviventes de AVC de duas maneiras. O avaliador A realizou avaliações presenciais e remotas por videoconferência em dois momentos distintos (teste-reteste), enquanto o avaliador B avaliou utilizando a segunda gravação feita remotamente.
“As avaliações presenciais e remotas apresentaram forte correlação positiva e diferença inferior a um ponto entre as duas avaliações. Tanto a confiabilidade teste-reteste quanto entre avaliadores foram excelentes”, destacam as pesquisadoras.
“O Tele-Berg demonstrou validade, excelente confiabilidade de teste-reteste e interavaliadores, baixo erro de medição, consistência interna adequada e ausência de efeito teto [problema de medição que coloca limitação máxima para o desempenho de um indivíduo em um teste]. Essas descobertas sugerem que o Tele-Berg é comparável à Escala de Equilíbrio de Berg presencial em sobreviventes de AVC”, concluem.
Sobre o Ladecom l2q1b
O Laboratório de Controle Motor da Udesc Cefid dedica-se à pesquisa e à extensão, com foco em melhorar a qualidade de vida das pessoas com sequelas de AVC, dos seus cuidadores e dos seus familiares por meio de intervenções inovadoras e baseadas em evidências.
Além disso, o Ladecom busca construir conhecimentos que sejam aplicáveis e colaborem para o avanço da fisioterapia, tanto para os pacientes quanto para os profissionais. Atualmente, o laboratório tem quatro ações de extensão e três projetos de pesquisa em andamento.
Mais informações podem ser conferidas na página do Ladecom e no perfil no Instagram.