GeralSaúde

Quando o trauma afeta a face 1n4g3k

Acidentes domésticos, ciclísticos, automobilísticos, quedas, ferimentos por arma de fogo e a prática de esportes de contato, como o futebol, são momentos em que podem ocorrer traumas na face – terceira causa de mortes no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e uma das principais causas de atendimentos nos serviços de urgência do País. 2v3r5f

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

O trauma é algo inesperado e quando atinge a face, a especialidade responsável pela correção da estrutura e estabilização do paciente é a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Segundo a última atualização do Conselho Federal de Odontologia, realizada neste ano, 6.867 cirurgiões-dentistas atuam nessa área. Destes, 5.143 são homens e 1.724 mulheres. Dada sua tamanha importância, no dia 13 de fevereiro é comemorado o Dia do Cirurgião Bucomaxilofacial

O Dr. Silvio Gallon, cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial, é um dos profissionais responsáveis à frente da Clínica Arte & Face e referência na área em Chapecó e região. Ele afirma que com o avanço das técnicas e tecnologias, é possível deixar o paciente, mesmo com traumas faciais mais severos, com condições estéticas e funcionais muito próximas das anteriores ao trauma, principalmente no caso de traumatismos sem elementos perfurocortantes ou explosivos.

O especialista explica que o tratamento de um trauma facial se dá em dois momentos. “Primeiro, estabilizamos as estruturas, e muitas vezes o paciente precisa de procedimento cirúrgico de forma imediata. Depois, é feita a reconstrução do que foi perdido: dentes, parte de ossos e pele, por exemplo. É um trabalho minucioso e o cirurgião bucomaxilofacial tem papel importante na reabilitação, tanto estética quanto funcional. Com muito estudo, planejamento e calma, buscamos devolver ao paciente, dentro do possível, a perfeição da forma e função da face”, detalha Gallon.

O atendimento rápido, com o devido apoio tecnológico das imagens radiográficas e o diagnóstico clínico do profissional, são fundamentais para o desfecho do tratamento. Existem inúmeras terminações nervosas na face e colocar os ossos em sua orientação e posição corretas, restabelecer as funções e minimizar o dano estético são os objetivos do cirurgião. “A face acomoda os olhos, nariz e boca e, na ocorrência de um traumatismo, todas essas estruturas e funções podem ser comprometidas, sendo muito importante a atuação rápida e eficaz do cirurgião bucomaxilofacial, a fim de minimizar as múltiplas intervenções futuras e as sequelas do trauma”, complementa Dr. Silvio.

Ele ainda lembra que a maioria dos traumas exige uma abordagem multidisciplinar, com o apoio de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, cirurgiões plásticos, otorrinolaringologistas e outros profissionais da saúde, porque a face concentra várias estruturas sensoriais e multifuncionais. “Uma cicatriz na face pode ser estética, mas também funcional se o paciente não conseguir mexer parte do lábio, por exemplo, e isso agride a autoestima e o bem-estar dele. Precisamos fazer um plano de tratamento na reabilitação do trauma de forma a contemplar todos os detalhes para chegarmos no melhor resultado possível”, reitera.

A especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é muito ampla e, além de tratar traumas da face, também integra a articulação temporomandibular, tumores, cistos, implantes e a cirurgia ortognática. “Questões estéticas e harmônicas da face podem e devem ser consideradas nas cirurgias, uma vez que o rosto é a expressão individual do ser, sendo seu cartão de visitas e seu de emoções. Assim, a responsabilidade do cirurgião bucomaxilofacial é muito grande, pois deve alinhar função, forma e percepção. Uma verdadeira arte em saúde”, completa Silvio. Por FVcomunica!

 

Artigos relacionados 1b5o2s

Verifique também
Fechar
  • Rio estuda protocolo para escolher quem vai ocupar leitos 4a341w

  • Photo of Escola municipal realiza oficina sobre Arte Urbana

    Escola municipal realiza oficina sobre Arte Urbana 2x1a2z

  • Photo of No primeiro dia de vacinação contra gripe Chapecó registra boa adesão

    No primeiro dia de vacinação contra gripe Chapecó registra boa adesão 132m6l

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3a6870

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios