DestaquePolítica

Maldaner conversa com a ministra Damares sobre os casos de AME 4u6g1c

Na tarde desta terça (11), por videoconferência, o deputado federal Celso Maldaner, acompanhado do deputado estadual Fabiano da Luz, apresentou a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos– Damares Alves os casos das meninas catarinenses Sofia Helena, Amanda Soave e Laurinha, acometidas pela doença AME – Atrofia Muscular Espinhal. 23h3f

Maldaner apelou à Damares para que interceda junto a Anvisa e ao Ministério da Saúde a regulamentação e a liberação no Brasil do Zolgensma – medicamento aplicado por ora somente nos Estados Unidos à um custo aproximado de R$ 12 milhões que pode trazer a esperança da cura para as crianças até os dois aninhos de idade.

Os estudos feitos nos Estados Unidos pela Novartis já são de conhecimento da Anvisa e o processo de liberação já está em análise. Em julho, Maldaner encaminhou uma moção de apelo para a Agência. Em resposta, disse que recebeu o Dossiê de registro da Novartis em janeiro deste ano e está analisando os estudos, visto que os ensaios/testes não foram realizados aqui no Brasil e que estão trabalhando na pauta sem previsão, atendendo aos trâmites burocráticos e regras estabelecidas.

“Sabemos que se aplicado no Brasil, o valor será bem menor e com o mais rápido para esses anjinhos. O Governo zerou os tributos do medicamento, mas é preciso regulamentar o mais rápido possível”, defendeu Maldaner. “Se dá certo nos EUA, como não dará aqui também”? questionou.

Em sua fala, Damares enalteceu a sensibilidade dos deputados em se dispor a ajudar essas crianças. Disse que é bom contar com os seus apoios e que o Ministério está fazendo todo o esforço possível para auxiliar nos processos junto a Anvisa e ao Ministério da Saúde sobre os tratamentos das crianças com doenças raras no Brasil e que um grupo de trabalho está sendo formado por ministros, parlamentares e familiares para debater o assunto, inclusive com a participação da primeira dama – Michelle Bolsonaro, e foi além, convidou os parlamentares para integrar ao grupo também – “precisamos de parlamentares interessados na causa para defendê-los”, finalizou.

 

Artigos relacionados 1b5o2s

Verifique também
Fechar
  • Photo of Movimentação da polícia com a Operação Horus em Concórdia

    Movimentação da polícia com a Operação Horus em Concórdia 5a4j6w

  • INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA: Criança morre carbonizada no Oeste 195is

  • Photo of Eduardo Leite renuncia ao Governo do Rio Grande do Sul

    Eduardo Leite renuncia ao Governo do Rio Grande do Sul 3x591v

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3a6870

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios