Destaque

La Niña está chegando: o que esperar do fenômeno climático? i371j

Menos intenso e com menor duração, o fenômeno climático La Niña deve iniciar sua atuação em breve. Projeções da istração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa), apontam que o La Niña deve persistir de fevereiro a abril de 2025. 2m2y5x

Caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, o La Niña provoca uma série de alterações nos padrões climáticos globais. No Brasil, os impactos podem variar de região para região, mas geralmente se manifestam por meio de mudanças nos regimes de chuva e temperatura.

  • Previsão do evento climático em 2025: deve ocorrer entre fevereiro e abril de 2025, segundo a NOAA, com 59% de probabilidade.
  • Transição para condição neutra: entre março e maio de 2025, o La Niña tende a desaparecer, com 60% de chance de transição para o estado climático ENSO-neutro.
  • Impactos reduzidos do fenômeno: devido à sua baixa intensidade, os efeitos climáticos do La Niña em 2025 devem ser menos significativos do que em eventos mais fortes.
  • Condições para formação do La Niña: identificado por temperaturas anormalmente frias no Pacífico, o La Niña começou a se formar em dezembro de 2024.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

A possibilidade do evento acontecer é de 59%.

A atuação do La Niña este ano será fraca e menos intensa. Entre março e maio, é provável que o fenômeno desapareça e o sistema e para uma condição neutra.

Com esse cenário, os impactos do fenômeno climático podem ser menores do que em eventos mais intensos.

As condições favoráveis para a formação do La Niña surgiram em dezembro de 2024 e foi identificada por temperaturas mais frias do que o normal na superfície do mar em algumas partes do Oceano Pacífico.

“Em resumo, as condições estão presentes e devem persistir de fevereiro a abril de 2025 (59% de chance), com uma transição para ENSO-neutro provável durante março a maio de 2025 (60% de chance)”, diz a Nooa. Do Metrópoles.

 

Artigos relacionados 1b5o2s

Verifique também
Fechar
  • Photo of JASC: Chapecó é Campeão Geral nas Armas Curtas e tem recorde no salto triplo

    JASC: Chapecó é Campeão Geral nas Armas Curtas e tem recorde no salto triplo 1k6x43

  • Photo of China detecta 35 casos humanos de um novo vírus de origem animal

    China detecta 35 casos humanos de um novo vírus de origem animal 3d276b

  • Photo of Movimentação da polícia com a Operação Horus em Concórdia

    Movimentação da polícia com a Operação Horus em Concórdia 5a4j6w

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3a6870

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios