
O Hospital Regional do Oeste (HRO/ALVF) é um dos 13 hospitais catarinenses filiados à Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de SC (FEHOESC) a aderir à parceria firmada entre a entidade catarinense e a LGPD Nacional para adequações à Lei Geral de Proteção de Dados. 491s40
O processo de capacitação, por webconferência, teve início no último dia 14 de julho e se estenderá pelos próximos seis meses.
A LGPD regula as atividades de tratamento de dados pessoais. No caso das organizações hospitalares, elas deverão deixar claro quais são os motivos da coleta dos dados dos pacientes, e por meio de quem e quando as informações poderão ser usadas, além de delimitar a possibilidade de o aos dados. As instituições que não se adequarem, poderão sofrer sanções a partir de agosto deste ano. Além dos dados digitais, a legislação também inclui os analógicos, utilizados ainda por alguns hospitais.
A ALVF criou um Comitê Interinstitucional da LGPD, presidido pelo assessor jurídico da instituição, Paulo Gilberto Zandavalli Wincker. Integram ainda o colegiado Vania Maria Lovera, Marcos Antônio Neres, Cassio Michelon, Tania Maria Tacca Zunkowski, Jandir Miguel Thomas, Juciele dos Santos, Rodrigo Alberto Bortolozzo, Maiara da Campo e Alcebíades Santos.
A Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) istra o Hospital Regional do Oeste (HRO), Hospital da Criança Augusta Müller Bohner (HC), em Chapecó, e o Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS) em Coronel Freitas.