
O “derretimento facial” é uma expressão coloquial que pode se referir à sensação de perda de volume, firmeza ou contorno do rosto, comum em processos de envelhecimento. 6fk1q
Esse termo não é técnico, mas pode abranger diferentes fenômenos relacionados ao envelhecimento facial, como:
🧬 A perda de Volume, que com o avançar da idade, se dá uma diminuição na gordura subcutânea e na produção de colágeno e elastina, que são essenciais para a firmeza e a elasticidade da pele. Isso pode resultar em um rosto que parece mais “mole” ou menos contornado.
🧬 A flacidez da pele, que geralmente acontece devido à perda de colágeno e a ação da gravidade, faz com que a pele pareça solta e menos tonificada.
🧬 Com a alteração na Estrutura Óssea, pois o envelhecimento também pode afetar a estrutura óssea do rosto. A reabsorção do osso facial pode levar a mudanças na forma e contorno do rosto.
🧬 Alterações na Hidratação, a pele pode perder hidratação e nutrientes ao longo do tempo, resultando em um aspecto opaco e menos saudável.
🧬 Estilo de Vida e Fatores Ambientais, com a exposição ao sol, poluição, hábitos alimentares inadequados, desidratação e falta de cuidados com a pele podem contribuir para a perda da vivacidade e tonicidade facial.
Em tempos ados, somente a cirurgia plástica era utilizada para devolver um grande Rejuvenescimento. Hoje há tecnologias e ativos no mercado da Estética, que entregam tanto qualidade como retração da Pele. Porém a cirurgia plástica continua sendo a “número um” em entrega a longo prazo, pois um procedimento com corte de pele e recolocação muscular irá ter uma durabilidade maior.
Dra. Karini Paranhos – Dermaticista e Tricologista