
Novas medidas para ampliar a segurança nas escolas foram anunciadas pela istração Municipal de Chapecó na tarde desta quarta-feira, após reunião do prefeito com secretariado, comando regional da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, SAER, Guarda Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público. A reunião foi convocada pelo prefeito João Rodrigues e a secretária de Educação, Astrit Tozzo, após o ataque a uma creche de Blumenau, com quatro óbitos. 5v1h5h
⬇️Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿e nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
“Nós vamos remanejar cerca de 50 vigias que estão em praças e prédios públicos e 40 guardas municipais para as nossas 84 unidades escolares. A prioridade é a segurança das nossas crianças. Enquanto isso pedimos o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil para colaborar com as outras demandas. Paralelamente vamos encaminhar com urgência um projeto para a Câmara de Vereadores, para contratação de 100 agentes de segurança em instituições de Educação”, disse o prefeito.
Esses agentes serão selecionados entre policias aposentados ou então reformados das Forças Armadas. Também serão comprados equipamentos de segurança.
Serão contratados dois especialistas em segurança, para dar cursos para a Guarda Municipal e professores, para que saibam agir numa situação de ataque em unidades educacionais. Outra medida é o cercamento das unidades que ainda não tem essa proteção, com altura de 2,2 metros.
Rodrigues destacou que Chapecó já vinha implantado algumas medidas de segurança desde 2021, quando ocorreu ataque a uma creche em Saudades. Na época foi implantada a Patrulha Escolar, com rondas da Guarda Municipal nos colégios e creches.
No início deste ano foram implantadas portas giratórias com detectores de metal em cinco escolas. Outras 12 portas já estão em licitação e a intenção é implantar o equipamento em pelo menos 30 escolas.
A secretária de Educação, Astrit Tozzo, complementou informando que foram instalados também câmeras de videomonitoramento os portões de o permanecem fechados durante as aulas. Também foram implantados núcleos de atendimento com psicólogos e assistente social para atender alunos que apresentam alguma situação que necessitem dessa atenção.
“Nós vamos reforçar as equipes e também o monitoramento nas unidades, mas também pedimos aos pais que fiquem atentos ao que seus filhos estão ando nas mídias”, disse.
Somente na Rede Municipal de Ensino são 26 mil alunos.