DestaqueSaúde

Caos na saúde: pais relatam 12h de espera por atendimento no Hospital Infantil de Florianópolis 1b5440

Um verdadeiro caos. Assim pode-se definir o atendimento na saúde na capital catarinense, e em grande parte do estado. Pais relatam que a espera por atendimento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis ou de 12 horas, nesta sexta (2). 5c5f6s

Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿e nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰

“Nós estamos aqui no hospital infantil e tem gente que está aqui desde sete horas da manhã, que não é prioridade para ser consultado”, conta Jefferson Kaiser, que aguarda atendimento para o filho de apenas quatro anos desde o meio-dia.

“O tempo vai ando e não chega a vez. Eu estou aqui desde o meio-dia e nunca chega a vez de ser atendido, cada vez enchendo mais de gente”, desabafa o pai.

O hospital está enfreando alta demanda por atendimentos. Há um mês o hospital recebeu reforços de funcionários, mas mesmo assim, pais e responsáveis continuam relatando a espera por atendimento.

Além da demora, a unidade registrou grande ocupação das Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Governo do Estado anunciou nesta semana a compra de vagas de Unidade de Terapia Intensiva na rede privada, no Vale do Itajaí, após alcançar 99% de ocupação no estado.

A Grande Florianópolis registra nesta sexta 100% da capacidade dos leitos pediátricos preenchida. Assim, todos os 20 leitos estão em uso ou reservados. A região também está com 96% dos leitos neonatais ocupados, dos 51 leitos, 49 estão sendo utilizados. Os dados são do de leitos de UTI/SUS do Governo do Estado. Fonte SCC10

Veja o relato 732x2s

Vídeo: Jefferson Kaiser / Cedido

“Tá assim, um caos. Mais de meia hora para a criança entrar e só fazem a triagem”, relata Jefferson, que cobra uma medida das autoridades.

Posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina 4h4l2c

A direção do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) compreende a ansiedade dos pais e responsáveis pela melhora na resposta ante o tempo de espera na emergência desta unidade e reforça que está trabalhando junto com a Secretaria do Estado de Saúde e com o corpo clínico do hospital para dar o atendimento pleno e célere a todos os pacientes.

O Hospital atravessa um momento de grande volume de atendimentos, com as duas salas de reanimação ocupadas e com pacientes graves chegando à unidade, o que vem resultando em um tempo de espera maior do que o normal para os outros perfis de paciente. Reiteramos que, a prioridade de atendimento se dá de acordo com a gravidade dos casos.

A busca pelo atendimento é demonstrada em números. Já foram realizados, até o dia 21 de maio, 5.064 atendimentos na emergência da unidade, dos quais 423 foram registrados como casos graves que necessitaram internação.

Em abril, foi reaberta a Unidade de e à Emergência neste hospital para acolher os casos de menor gravidade.

Em parceria com a direção do Hospital Universitário (HU-UFSC) foi acordado um fluxo de encaminhamento de pacientes do Hospital Infantil (HIJG) para a unidade de pediatra do HU-UFSC, onde foram disponibilizados 30 leitos adicionais.

Este acordo ocorre, devido à alta demanda de atendimentos na emergência do HIJG e das dificuldades de recompor o quadro de médicos pediatras para manter o serviço de emergência no HU-UFSC adequadamente.

Sendo assim, os hospitais trabalharão de forma conjunta.

Os pacientes elegíveis serão transportados ao HU diretamente do Infantil.

Desta forma, o Hospital orienta que, nos casos de menor gravidade, as famílias procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que são fundamentais para o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde, colaborando para a diminuição das filas nas emergências dos hospitais. Da mesma forma, solicita-se que pais e familiares mantenham as cadernetas de vacinação em dia.

 

Artigos relacionados 1b5o2s

Verifique também
Fechar
  • Photo of Estudantes da Rede Municipal de Chapecó retornam às aulas

    Estudantes da Rede Municipal de Chapecó retornam às aulas s5k5d

  • Photo of ‘A justiça foi feita’, diz advogado de vítima de Robinho após prisão no Brasil

    ‘A justiça foi feita’, diz advogado de vítima de Robinho após prisão no Brasil 1a1066

  • Acidente entre caminhão e moto deixa um morto em Chapecó 2fw64

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3a6870

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios