Destaque

Alunos da Rede Municipal participam da Olimpíada de História 44435h

As Escolas Básicas Municipais de Chapecó estão participando da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). São 147 estudantes, de 8º e 9º anos, divididos em 49 equipes, representando 12 escolas municipais, orientados e liderados pelos professores de História. Ao todo, serão realizadas seis fases online com duração de uma semana cada. Sendo os alunos aprovados nas seis etapas online, a final será presencial e ocorrerá no dia 30 de agosto, na Universidade de Campinas, em São Paulo. 2y7161

As equipes são formadas por três estudantes e um professor orientador, que juntos enfrentam desafios semanais, os quais incluem questões de múltipla escolha e tarefas interpretativas. Os professores Anderson Marcelo Schmitt e Cassiano Felipe Possel Greter, do Componente Curricular de História, da EBM Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, inscreveram suas equipes e comentaram sobre a importância de participar do Olimpíada.

O professor Anderson comentou sobre a decisão de incentivar os estudantes a participarem. “Já orientei equipes nos anos anteriores e a prova é muito bem elaborada. Ela faz os alunos refletirem sobre a construção do conhecimento histórico. Não só sobre o conhecimento acabado, mas como ele se constrói durante o tempo porque trabalha principalmente com fontes históricas”, relatou.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Para o professor Cassiano, que inscreveu e está orientando uma equipe pela primeira vez, a experiência está sendo muito boa. “Minha equipe está na terceira fase e percebo as meninas bastante engajadas, desenvolvendo habilidades e estudando os conteúdos de forma mais aprofundada. Pretendo utilizar o material disponibilizado após a Olimpíada também, pois ele é muito rico e acredito que gerará muitos diálogos bons com a turma ao longo do ano. Certamente, no próximo ano, participaremos novamente”, afirmou.

A equipe do 8º ano, da EBM Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, sob orientação do professor Cassiano, é composta pelas estudantes Letícia Vitória Bueno Castanha, Isabelli Maria Pichetti e Maria Eduarda Schmidt Martins. Há um consenso entre elas sobre a importância de participar desse projeto. “É a primeira vez que participamos e está sendo muito legal. Desde que começamos, ficamos mais unidas, estamos conversando mais e inclusive, fazemos chamadas umas para as outras, quando estamos em casa, para debater os tópicos. Até agora, o que mais chamou minha atenção nas tarefas da Olimpíada foi estudar sobre a história de Santa Catarina. Achei muito interessante”, destacou Letícia.

A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, destacou a importância da participação na Olimpíada no estudo da História. “A Olimpíada Nacional de História do Brasil, se torna uma poderosa ferramenta de valorização da escola pública, do trabalho docente e da formação cidadã dos alunos. Ao incentivar a participação dos estudantes, estamos investindo em um futuro mais consciente e democrático”, finalizou.

 

Artigos relacionados 1b5o2s

Verifique também
Fechar
  • Supremo condena Paulinho da Força a 10 anos de prisão por corrupção 572e1e

  • Photo of Concórdia conquista duas medalhas de prata no Judô

    Concórdia conquista duas medalhas de prata no Judô 5p4xh

  • Photo of TRAGÉDIA: Temporal deixa uma pessoa morta e vários feridos em Chapecó

    TRAGÉDIA: Temporal deixa uma pessoa morta e vários feridos em Chapecó 42j1u

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3a6870

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios