DestaqueInternacional

Negociador afirma que reunião entre Putin e Zelenski está cada vez mais próxima 3tr5h

O deputado David Arahamiya, chefe da delegação da Ucrânia nas negociações com a Rússia por um acordo de paz, afirmou neste sábado (2) que as conversas estão suficientemente avançadas para permitir um encontro entre os presidentes dos dois países, Volodmir Zelenski e Vladimir Putin, respectivamente. d605a

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

“A missão russa confirmou nossa tese de que o rascunho do acordo está suficientemente desenvolvido para sustentar consultas diretas entre ambos os líderes, os presidentes de Ucrânia e Rússia”, escreveu o parlamentar, em postagem no Telegram.

Segundo Arahamiya, o próprio Putin afirmou nesta semana, em conversa por telefone com o presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, que “está pronto para que se organize essa reunião em um futuro próximo”.

“Nem a data nem o local estão fechados ainda, mas é muito provável que aconteça em Istambul ou Ancara”, disse o deputado, que integra o partido Servo do Povo, o mesmo de Zelenski.

O chefe negociador ucraniano afirmou que a tarefa da delegação, neste momento, é “finalizar os assuntos abordados e nos preparar para essa possível reunião”. Segundo Arahamiya, nas conversas realizadas até agora, a Rússia aceita, faltando colocar por escrito, “quase todas” as condições da Ucrânia referentes a integridade e soberania territorial, à exceção das que dizem respeito à Crimeia, anexada por Moscou em 2014.

O deputado também afirmou que o processo de negociação segue avançando a cada dia e que as delegações se reúnem virtualmente diariamente ou a cada dois dias. Sobre as garantias de segurança que a Ucrânia exige para se manter neutra, Arahamiya disse que é muito importante que mais países da Otan se unam ao mecanismo de garantia que está sendo buscado, depois que Alemanha, Itália e Turquia expressaram a intenção de assumir esse papel.

“Será muito importante para nós ter entre esses garantidores os Estados Unidos e o Reino Unido”, indicou.

Arahamiya ainda insistiu que a Ucrânia não á nenhum acordo que garanta direito de veto sobre os países que venham a integrar esse mecanismo de garantias de segurança. “Isso é categoricamente inaceitável para nós. Não há necessidade de discutir garantias de segurança, em absoluto, porque a Rússia poderá bloqueá-las a qualquer momento”, afirmou.

O negociador ucraniano declarou que há conversações para que a China e a fazer parte desse mecanismo de garantias internacionais, com contatos feitos duas vezes por dia. No entanto, Arahamiya itiu que “o estado dessas negociações é, provavelmente, o menos avançado em comparação com outros países”.

 

Artigos relacionados 1b5o2s

Verifique também
Fechar
  • Deputado Marcos Vieira entrega demandas da Rota do Milho a Mourão 5k32o

  • Photo of Inicia montagem dos espaços para o Acampamento Farroupilha em Itá 

    Inicia montagem dos espaços para o Acampamento Farroupilha em Itá  3k4e4

  • Photo of Entidades tratam do retorno seguro das aulas presenciais em SC

    Entidades tratam do retorno seguro das aulas presenciais em SC 2f605z

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3a6870

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios